Susan Kare: a mulher que revolucionou o design gráfico dos pixels!

Quando você está trabalhando no seu notebook, colocando um emoji numa mensagem ou mandando um presente virtual no Facebook, você está interagindo com o legado da ícone designer Susan Kare. Ela foi uma das poucas mulheres que tiveram a oportunidade de se destacar na Apple, se tornando uma figura icônica no design digital.

No início dos anos 80, a equipe da Apple estava preparando uma revolução tecnológica, o primeiro Macintosh, que iria mudar o curso da tecnologia e a forma como as pessoas interagiam com ela. Mas o Mac precisava de muito mais do que apenas poder de processamento e capacidade; ela deveria ser acessível, fácil de usar e amigável para o usuário.

Em 1982, quando chegou a hora de contratar um designer, um dos programadores, Andy Hertzfeld, já tinha a candidata perfeita em mente. Andy e Susan se conheciam desde os 14 anos e tinham sido colegas de classe.

Andy a chamou e mostrou a ela uma versão “crua” do Macintosh. Ele explicou que o computador precisava de gráficos e deu a ela um pedaço de papel milimetrado para que desenhasse pequenas imagens compostas por quadrados. Esses desenhos seriam posteriormente transferidos para a tela do computador. Susan achou o trabalho fascinante e aceitou. Ela até aceitou um Apple II como pagamento, embora nunca o tenha usado para criar os gráficos para o Macintosh.

A história de Susan Kare e sua influência na indústria de tecnologia não parou na Apple. Após deixar a empresa, ela criou papéis de parede, ícones e elementos de design para o sistema operacional Windows 3.0 da Microsoft. Um de seus trabalhos mais reconhecidos para a Microsoft foi o design do jogo Paciência, que se tornou o passatempo favorito dos funcionários de escritório antes da chegada da internet.

Em 2015, Susan Kare foi contratada pelo Pinterest para supervisionar o design geral do app. Em fevereiro de 2021, a designer se juntou à equipe da Niantic Labs. A partir de 2022, ela passou a liderar seu próprio escritório de design digital em San Francisco, onde vende impressões limitadas e assinadas de sua arte.

Rolar para cima