O Movimento Mulheres na TI nasceu em agosto de 2022 formado por um grupo de mulheres voluntárias, funcionárias do Banco do Brasil, com o objetivo de realizar ações em todo o BB para despertar o interesse e incentivar as mulheres a trabalhar com tecnologia. Nossa motivação foi a necessidade de aumentar a participação feminina no mercado de TI, a partir de um levantamento realizado dentro da área de Tecnologia do banco e comparando com os números no mercado. Percebemos que o gap é enorme entre as presenças feminina e masculina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM em inglês) e decidimos fazer algo para ajudar mais meninas e mulheres a conhecer e se interessar por este mundo.

Propósito - Missão - Valores

Imagem da Marisa Reghini, vice-presidente, batendo palmas durante evento sentada ao lado de uma jovem.

Propósito: O propósito do Movimento Mulheres na TI é encorajar, incentivar, inspirar, orientar e conectar mulheres com as diversas áreas de tecnologia.  

 

Missão: Buscamos incentivar as mulheres a conhecerem o que a tecnologia é capaz de fazer pela sociedade e se interessarem pela transformação digital, cultural e social que juntas são capazes de prover.  

Tudo o que produzimos é pensado com o objetivo de ajudar no aprendizado e na carreira feminina nas diversas áreas ligadas a tecnologia, direta ou indiretamente.  

 

Valores: Colaboração, Respeito, Equidade, Ética, Transparência. 

O que é o Movimento? 
É formado por homens e mulheres,
para mulheres 

É Inclusivo, Voluntário, Empático, Encorajador e Engajador 

O que o Movimento faz?? 

Inspira mulheres através de ações. Desmitifica a TI para mulheres. Realiza ações prioritariamente para o público feminino, podendo, em situações específicas abranger também o público masculino.

Onde atuamos? 

Internamente (Banco do Brasil): em todas as áreas do BB.  

Externamente: Instituições de ensino fundamental e superior, ONGs, movimentos voluntários conduzidos por empresas de diversos setores. 

 

Entendemos que para aumentar a participação das mulheres nas áreas de TI é necessário também um trabalho de base provendo orientação para adolescentes e jovens mulheres, nas escolas e universidades, desmitificando a TI e suas diferentes áreas, para que seja despertado o interesse em um mundo que elas não imaginaram que poderia existir para elas. 

Diversidade, Equidade, Inclusão: ODS - Pacto Global da ONU

Nosso propósito está alinhado com 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 30 (Pacto Global) da ONU:

  • Igualdade de gênero, empoderando meninas e mulheres;
  • Trabalho digno e crescimento econômico, ao trazer mais mulheres para as carreiras de TI, em particular no Banco do Brasil, fortalecendo a Instituição através da diversidade;
  • Redução de Desigualdades, ajudando as mulheres a se prepararem para oportunidades.

Hoje o mercado reconhece que talentos diversos podem contribuir com soluções mais inovadoras, e promover vantagens negociais para as empresas.  

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Nosso time

As coordenadoras do Movimento Mulheres na TI são mulheres do Banco do Brasil que dedicam o seu tempo, voluntariamente, para encorajar, incentivar, inspirar, orientar e conectar outras mulheres.

Adriana Haygert

Angela Grochenisk

Barbara Caldeira

Camilla Dicazuza

Claudia Malta

Erika Zanoveli

Erika Miranda

Erika Miranda

Fabíola Barboza

Fernanda Zuppo

Karla Revert

Kelly Cardoso

Marisa Reghini

Paola Rodrigues

Patricia Brauner

Priscilla Pacheco

Raquel de Souza

Raquel Brandim

Sanmya Noronha

Simone Raquel

Tania Schmidt

Conheça quem desenvolveu esse Portal com todo carinho pra você

Adriano

Adriano Michalzeszen

Carolina Giorno

Carolina Giorno

Daniella Hang

Daniella Hang

Fabíola Barboza

Marco Cruz

Marco Cruz

Moises Almeida

Rolar para cima