Quais os conhecimentos necessários para as profissões do futuro?
Você já conheceu as principais áreas de TI e os conhecimentos que precisa para trabalhar em uma dessas especialidades. Mas, pensando no futuro, quais vão ser os conhecimentos mais requisitados pelas empresas na área de tecnologia?
Se você quer se preparar para os próximos anos, comece a se aproximar destes assuntos:
Blockchain
Blockchain é um conceito da área de tecnologia que se refere a um registro público de transações, que garante a sua eficiência, segurança e transparência. Utiliza a criptografia de dados e um modelo em rede que é usado para operações P2P (peer-to-peer), ou seja, sem intermediários, como as transações em criptomoedas e NFTs. Se você quer estudar sobre blockchain, existem cursos online, gratuitos e pagos, que ensinam sobre essa tecnologia. É importante ter paciência para aprender e uma base de conhecimento em TI, já que é uma tecnologia relativamente complexa. Conhecimentos em blockchain devem ser bastante requisitados aos profissionais de tecnologia que trabalhem com segurança da informação, ciência de dados e mercado financeiro. Afinal, esse conceito tende a ser cada vez mais usado em soluções de autenticação, transparência e rastreabilidade.
Internet das coisas
Internet das coisas (IoT ou Internet of Things) é um conceito que se refere à conectividade dos objetos do cotidiano com a internet e à sua capacidade de receber e transmitir dados. Com essa tecnologia, é possível pensar em novas funcionalidades e serviços oferecidos por dispositivos como relógios, geladeiras, tênis e muito mais. A internet das coisas já é um tema recorrente na área de TI, mas ainda são poucos os cursos focados especificamente nessa tecnologia. Ainda assim, você encontra formações específicas sobre IoT em plataformas de cursos online e escolas especializadas em tecnologia da informação. Os conhecimentos em internet das coisas tendem a ser mais requisitados nas áreas de desenvolvimento de software e desenvolvimento de produto, em empresas que investem em inovação. Além disso, quem trabalha com big data e business intelligence deve também estudar IoT para extrair dados e inteligência desses dispositivos.
Big data
Big data se refere ao enorme volume de dados estruturados e não-estruturados que são produzidos atualmente. Eles podem ser usados pelas empresas para gerar inteligência, embasar decisões e automatizar tarefas, mas é preciso saber usar ferramentas para processar esses dados e transformá-los em informações estratégicas. Existem diversos cursos sobre big data — online e presenciais, pagos e gratuitos — para aprender a lidar com grandes quantidades de dados. É importante ter uma base de conhecimento em tecnologia e gestão de negócios para otimizar seu aprendizado em big data. O big data já é requisitado em áreas como business intelligence, inteligência artificial e machine learning, que exigem grande capacidade de processamento de dados. À medida que essas tecnologias avançarem, dominar o big data vai se tornar cada vez mais importante no mercado de TI.
Inteligência artificial
Inteligência artificial se refere às tecnologias e algoritmos que tornam as máquinas capazes de pensar, agir e tomar decisões de forma semelhante aos seres humanos. Aprendizado de máquina, deep learning e robótica são algumas das áreas de IA que estão mais evidentes atualmente e podem transformar as relações entre humanos e máquinas. Ainda não existem cursos de graduação em inteligência artificial, mas você já pode encontrar cursos de pós-graduação (especialização e MBA) nessa área. Além disso, existem diversos cursos livres e técnicos para aprender a desenvolver sistemas de IA. Conhecimentos em inteligência artificial vão ser cada vez mais requisitados no desenvolvimento de softwares em diversas áreas. Varejo, marketing, design, medicina, gestão de tráfego, planejamento urbano são algumas áreas em que a IA já está sendo aplicada.
Disponível em https://blog.betrybe.com/carreira/principais-areas-de-ti/ / Escrito por Cairo Noleto 02/03/2020 ∙ Atualizado em 30/08/2022