Hedy Lamarr, atriz e gênia em tempos de guerra

A internet Wi-Fi e a conexão Bluetooth, duas das tecnologias mais importantes nos dias de hoje, só saíram do papel graças a uma mulher judia que se refugiou nos Estados Unidos. Hedy Lamarr. Mais conhecida por sua carreira em Hollywood, a atriz de cinema foi coinventora das bases da tecnologia de comunicação sem fio, que deu origem à telefonia celular e a dispositivos como GPS, wi-fi e bluetooth. Lammar, mais conhecida como uma superestrela de Hollywood, musa do cinema e a “mais bela mulher da Mundo”, nasceu em 1914 e se tornou atriz aos 16 anos.

Ela desenvolveu o sistema de salto em frequência, planejado originalmente para guiar torpedos submarinos usando sinais de rádio.

Em 1940, durante uma festa, ela conheceu o compositor George Antheil. Segundo a história conta, enquanto tocavam juntos algumas músicas ao piano, Lamarr teve a inspiração para a tecnologia do sistema de salto de frequência: enquanto o “transmissor” Antheil tocava os primeiros acordes, a “receptora” acompanhava logo em seguida.

A ideia de manter a sincronia mesmo com ambos tocando teclas diferentes foi transplantada para a tecnologia de torpedos submarinos. Na época, esse tipo de armamento era controlado por sinais abertos de rádio. Para conter os ataques, a marinha alemã provocava congestionamento na frequência usada na comunicação dos submarinos, causando perda de conexão.

Já com o sistema concebido por Lamarr, o sinal fica “pulando” de um canal para o outro, tornando-o imune a essa estratégia de defesa. Se fosse implementada, essa tecnologia colocaria as forças aliadas em grande vantagem.

O sistema de salto em frequência chegou a ser patenteado em 1942, mas não foi usado durante a Segunda Guerra Mundial. O fato de Lamarr ser uma jovem mulher famosa pesou para que o alto comando dos EUA simplesmente ignorasse suas ideias. Além disso, a tecnologia para implementar o sistema era avançada demais para a época. Anos depois, a patente expirou e Lamarr não ganhou nenhum dinheiro com ela.

O sistema acabou sendo usado militarmente, mas a tecnologia abriu diversas portas para o uso civil e permitiu a criação de tecnologias de comunicação como GPS, Bluetooth e Wi-Fi.

Lammar, mais conhecida como uma superestrela de Hollywood, musa do cinema e a “mais bela mulher da Mundo”, nasceu em 1914 e se tornou atriz aos 16 anos.

Por sua contribuição para o cinema, Hedy Lamarr tem uma estrela na Calçada da Fama, no Hollywood Boulevard. Ela também foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, “a mais bela”, seu primeiro desenho animado de longa metragem em 1937.

Rolar para cima