Dilma Menezes da Silva
Ela é uma brasileira com PhD em Ciência da Computação que hoje vive nos Estados Unidos, onde recebeu o prêmio ACM Distinguished Scientist, que reconhece profissionais que contribuíram de forma significativa no campo da computação.
Era 2008 quando Dilma Menezes da Silva ajudou a desenvolver uma das tecnologias mais essenciais dos dias de hoje: a computação em nuvem. Boa parte dos serviços online que usamos no cotidiano só são possíveis porque essa tecnologia existe.
Dilma atuava na IBM Research, em Nova York, nos EUA, como líder de sistemas operacionais quando seu grupo pesquisava o tema. “Tínhamos uma nuvem que usávamos internamente na IBM e eu era uma das líderes”, lembra. Algum tempo depois, ela foi para a Qualcomm Research, na Califórnia, e lá dedicou-se à interface da computação móvel com a nuvem.
Então, se você usa Netflix, aplicativo de banco, e-mail online, e-commerce e diversas outras aplicações, Dilma é uma das responsáveis por isso. Cientista da computação, ela sempre esteve envolvida com pesquisa acadêmica no segmento de desenvolvimento de software em máquinas virtuais. “As máquinas virtuais são o elemento básico da computação em nuvem.”