Ada Lovelace

Foto (Bernardo França)

Ada Lovelace. Uma mulher à frente do seu tempo..

Nascida em 10 de dezembro de 1815, Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace, foi uma das responsáveis pelos computadores que temos hoje. Ela é a criadora do primeiro algoritmo do mundo!
As contribuições que Ada Lovelace fez para a matemática são tão significativas que ela tem um dia no ano para celebrar sua importância: a segunda terça-feira de outubro.
Ada foi uma matemática e escritora inglesa considerada a primeira programadora de computadores da história. 
Como Ada Lovelace se interessou por computadores?
Ada foi educada de forma particular por tutores e também se mostrou autodidata. No entanto, um marco em seu aprendizado ocorreu em 1833, quando ela conheceu Charles Babbage.
Desde os 19 anos Ada queria trabalhar com o matemático Charles Babbage, que a princípio recusou a aluna. Quando o matemático publicou seu artigo sobre sua  máquina analítica em uma revista suíça, pediu a Ada Lovelace que o traduzisse do francês para o inglês e adicionasse suas próprias notas de rodapé.  Era o ano de 1842. Em uma dessas notas, ela descreve o algoritmo para a máquina analítica computar os números. feito possibilitou que, hoje, diversas tarefas sejam realizadas em um computador ao mesmo tempo.

A máquina de Babbage não chegou a ser construída, mas o algoritmo implementou equipamentos futuros. E assim Ada se tornou a primeira programadora da história.

“Apesar do feito, foi só em 1953 que as notas de Lovelace sobre a máquina analítica foram publicadas. A invenção de Babbage foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Lovelace, como a descrição de um software.” (extraído de Ada Lovelace: 6 imagens para conhecer a criadora do 1º algoritmo do mundo – Revista Galileu | Ciência (globo.com))
Qual foi a contribuição de Ada Lovelace para a ciência?
D
e acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lovelace foi a primeira a reconhecer que a máquina tinha aplicações que iam além da computação pura e que também podia manipular símbolos. Além disso, ela publicou textos sobre o primeiro algoritmo destinado a ser executado por uma máquina desse tipo. 
Como resultado, Lovelace costuma ser considerada a primeira a perceber o potencial de uma “máquina de computação” e a primeira programadora de computadores.
As anotações da matemática inglesa são consideradas a primeira e mais completa descrição dos computadores, de acordo com artigo do Nist, National Institute of Standards and Technology do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Por meio de suas habilidades críticas e criativas, Lovelace lançou as bases para escrever o primeiro programa de computador. 
“Algoritmos”
Em matemática e ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.” (Extraído de Glossário de I.A. | I2AI – International Association of Artificial Intelligence)
Apesar de ter vivido poucos anos, Ada Lovelace é considerada a mãe da programação e responsável por parte relevante do progresso científico e tecnológico conhecido como a computação moderna.
Ada Lovelace previu a inteligência artificial
Em um de seus estudos de tradução, ela previu que, embora os computadores tivessem um potencial infinito, eles não poderiam ser realmente inteligentes. Ele argumentou que um programa só poderia ser projetado para fazer o que os seres humanos sabem fazer. 
“Em outras palavras, ele acreditava que a inteligência artificial não poderia criar nada original sem aprender com a contribuição humana”, diz Justyna Zwolak, a autora do artigo do Nist.
O Departamento de Defesa dos EUA desenvolveu uma linguagem de programação em 1979 e a batizou com o nome de “Ada”, como uma homenagem à Ada Lovelace.
Ada é um exemplo da mentalidade criativa na ciência, sendo inovadora e pensando de
forma disruptiva. Sua mãe foi matemática e seu pai um poeta.
“O amor de Ada tanto pela poesia quanto pela matemática levou-a a ver beleza em uma máquina de computação”, escreveu Walter Isaacson em seu livro Os Inovadores: Uma Biografia da Revolução Digital (Companhia das Letras, 568 páginas)

 

Fontes:

A primeira mulher programadora da história previu a existência da inteligência artificial | National Geographic (nationalgeographicbrasil.com)

Ada Lovelace: a primeira programadora da história – Geek Blog | (geekhunter.com.br)

Outras referências:

10 fatos sobre Ada Lovelace que farão você admirá-la ainda mais – Revista Galileu | Curiosidade (globo.com)

Ada Lovelace: 6 imagens para conhecer a criadora do 1º algoritmo do mundo – Revista Galileu | Ciência (globo.com)

Dia de Ada Lovelace celebra a primeira programadora da História – TecMundo

Quem foi Ada Lovelace? Veja história da primeira programadora do mundo (techtudo.com.br)

 

Rolar para cima