Kimberly Bryant: Como criar oportunidades para mulheres negras na tecnologia
Kimberly Bryant, líder visionária na tecnologia, fundadora da ASCEND Ventures. Promove oportunidades para fundadores marginalizados em Web3, sustentabilidade, agtech e femtech. Criou o Black Innovation Lab para moldar líderes que usam a tecnologia para impacto social e equidade, após o sucesso com o Black Girls CODE. Reconhecida internacionalmente por seu impacto transformador no setor de tecnologia, é uma palestrante influente e defensora da diversidade na tecnologia.
Quando estava na faculdade, Engenheira da Computação, Kimberly Bryant se sentia numa espécie de ilha: havia poucas mulheres na sua turma, e pouquíssimas delas eram negras. Quando começou a trabalhar, não encontrou situação diferente. “Muitas vezes, eu era a única mulher na sala de reunião. Era certamente a única na liderança de uma equipe técnica.”
Mais tarde, a filha de Kimberly, Kai Morton, então com 11 anos, começou a se interessar por games e ciências. Mas não havia na comunidade lugares onde Kai pudesse desenvolver essas habilidades. E Kimberly não queria que a filha se sentisse tão sozinha quanto a mãe.
Desse pensamento nasceu a organização sem fins lucrativos Black Girls CODE, criada por Kimberly em 2011. O BGC oferece cursos de extensão e workshops de programação para garotas negras e tem hoje 14 unidades.